Quem estuda a Sociologia do Consumo, a Teoria da Comunicação, as ideias e pensamentos dos comunicólogos já ouviu falar da teoria Hipodérmica ou, como é mais conhecida, a Bala Magica?
Bom caros usuários do Intuitoinutil, essa tal teoria, afirma que quando um meio de comunicação de massa (TV, Jornal, Rádio) passa uma mensagem a sociedade, a sociedade automaticamente responde a este estímulo de maneira igualitária, com uma resposta já esperada pelo emissor, ou seja, cada indivíduo participante dessa sociedade terá a mesma reação. Darei um exemplo, a grosso modo, de como seria: Uma notícia sai no jornal de circulação da cidade dizendo que, o prefeito estaria desviando dinheiro de uma obra para sua própria conta. Ao digerir esta mensagem, a população, em sua totalidade, acusaria-o de roubo e cobraria a sua prisão e afastamento do cargo. Mas não é isso que acontece. Todos sabemos que as pessoas imterpretam e entendem as mensagems de maneira diferente uma das outras. Bom, acho que já deu para explicar mais ou menos o que é a Bala Mágica, e ficou evidente que essa teoria já caiu faz tempo.
Mas aonde este que vos escreve deseja chegar com estes parágrafos acima? Eu quero chegar aqui aonde estou agora. Sentado em frente ao meu computador. Como assim? Na verdade, todo este circo foi armado para mostrar a maior inimiga da bala mágica, a maior variavel que impede que a Bala Mágica aconteça. A nternet!
Quem aqui não possui um perfil no Orkut diga EU! Quem nunca deu uma papeada no MSN com seus amigos? Esta interação faz com que as pessoas troquem ideias entre si, e destroi a possibilidade de uma resposta igual em toda a sociedade.
Mas não é isso de fato que me traz aqui. Venho aqui falar sobre uma nova ferramenta que está revolucionado essa maneira de troca de imformações via web. Chamado de Twitter, criado por Jack Dorsey em 2006, o Twitter nos deu a capacidade de escrever o que quiser em uma espécie de miniblog, aonde as pessoas que lhe seguem tem acesso ao conteúdo escrito por você. A mensagem aparece instantâneamente na timeline de seus seguidores. O que tem de tão novo e espetacular? Na verdade, é uma besteira, mas que se você tiver paciência e persistência irá entender. Lembra-se de quando seu professor no ensino médio lhe disse “ Menino, você tem que saber o que está acontecendo no mundo, não pode se alienar nesses jogos e nessa pegação de final de semana”, pois é, o Twitter veio dar uma “mãozinha” para você ficar sintonizado no que está acontecendo no mundo, sem precisar ficar acessando blogs, sites, enciclopedias on line, ou seja, é realmente uma mão na roda. Mas ele também está sendo uma boa ferramente para o marketing de relacionamento. Empresas criam perfis e fazem pesquisas sobre seu publico alvo gratuitamente, capturando informações decisivas para tomada de decisões. Você também pode expresser suas ideias atravez da ferramenta, e se comunicar com sua tribo.
O objetivo maior do meu posto é alerter a galera que ainda não está íntima dessa ferramenta a começar usa-la, pois tenho certeza de que daqui a algums meses o Twitter será (e já está sendo na minha área, que é a publicidade) cobrado como parte de seu curriculum. Independente de como você contribuirá, é importante que você troque informações, não só recebendo como também enviando, mesmo que em 140 caracteres, uma mensagem que possa ser útil á algum seguidor seu.